sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O rei preguiçoso e rabugento, que só pensava em si



dois séculos, no distrito de Portalegre, existia um rei. Esse rei era muito preguiçoso e não se interessava pelo povo, estavam todos a passar fome e, para além disso, os criados tinham que lhe fazer tudo. Quem não lhe fizesse as vontades era mandado prender. Também era muito rabugento Os criados faziam-lhe tudo, mas ele resmungava sempre.
Um dia, estava ele a passear perto de uma fonte,quando apareceu um burro que estava muito cansado e cheio de golpes de lavrar, porque andava a trabalhar no campo. O burro sentou-se perto da fonte para beber água mas o rei não deixou e disse:
- Não permito que bebam água antes de mim!
Apareceu uma fada que disse:
- Rei... e se pensasses um bocadinho? Se estivesses no lugar do burro o que é que sentias?
A fada usou a sua magia para trocar de lugares o rei e o burro.
Chegou a noite e o burro, ou seja o rei, estava cheio de fome, e queria comer bitoque, mas em vez disso tinha que comer palha e dormir no estábulo. Um dia apareceu a dormir na cama do dono e ficou de castigo por causa disso.
Passaram-se dias e o rei estava farto de ser um burro. No palácio estava tudo uma confusão, porque o burro é que era o rei e não sabia pôr o reino em ordem.
Um dia, quando o rei estava a passar perto da fonte, também muito cansado de lavrar, o burro apareceu. O rei queria beber água, mas não podia porque não era o rei e ele mesmo tinha inventado uma lei que dizia que o povo podia beber água depois do rei.
Foi aí que o rei percebeu que a vida é difícil e que para conseguirmos as coisas é preciso trabalhar. Nesse momento a fada apareceu e voltou a pôr tudo como estava.
A partir desse momento o rei passou a ser muito generoso e até deu uma festa. 
 
                                                          João Guilherme Bicho

Sem comentários:

Enviar um comentário